O guru vivo do afrobeat

Por Débora Alcântara

De Salvador

Depois de um post sobre o gênio Fela Kuti, o Experimentoteca não poderia cometer a garfe de não tocar no som do fantástico Tony Allen, nada menos que o co-autor, ao lado de Fela, do afrobeat, o resultado super temperado da fusão do jazz, soul, funk e highlife. Nascido em Lagos, Nigéria, em 1940, o baterista excêntrico foi parceiro de Fela Kuti por mais de duas décadas, desde o grupo Koola Lobitos ao Afrika 70. Um dos elementos fundamentais do afrobeat nasceu quando Alen desferiu um golpe duplo no bumbo, dando impulso à música forjada com muita ideologia e engajamento político. Um marco estético que o tornará tão imortal quanto é Fela Kuti. Por hora, e que seja ainda muito tempo, Allen é o maior nome vivo do afrobeat. Criador inquieto, o batera franzino, de corpo, continua rompendo limites e inaugurando dinâmicas novas sobre a estrutura dos ritmos africanos, mostrando com força como exerce seu poder de titã quando usa suas baquetas.
Hoje, Allen vive em Paris e diz não ter arrependimento por isso. Na Nigéria, segundo ele, sua produção musical teria de travar uma imensa batalha para existir. Ele é o guru vivo das gerações seguintes que se inspiraram e se inspiram no afrobeat. A preservação do teor crítico e político em suas composições é a marca da continuidade de um movimento que ele ajudou a fundar há mais de três décadas. Depois de tanta explosão estética e cultural protagonizada pelo movimento afrobeat contra a situação de miséria, corrupção e cerceamento da liberdade na Nigéria, o país africano permanece retalhado pelas mesmas injustiças. Mas Tony Allen continua tocando, cantando e regendo contra tudo isso. “A música é a minha missão”, diz.
Já que é assim, sinta o som desse missionário do afrobeat neste post, um clip feito pelo criador francês Edouard Salier, em homenagem aos dez anos do álbum “Black Voices”, realizado na carreira solo de Tony Allen, em 1999.  “Black Voices” é um marco na história do Afrobeat.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: